Bebê de 2 meses sofre parada cardíaca e morre após dois dias de tratamento contra gripe em UPA de MT
Município informou que o menino sofreu uma parada cardíaca devido a uma discrepância no coração.
Um bebê de 2 meses morreu em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sorriso, a 420 km de Cuiabá, nesse domingo (28), após dois dias de tratamento contra a gripe. A Secretaria de Saúde do município informou que o paciente sofreu uma para cardíaca devido a uma discrepância no coração. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou que colheu amostras para investigar a causa da morte.
De acordo com a secretaria, o menino recebeu o primeiro atendimento na sexta-feira (26), com relato de tosse e rouquidão. Após análise e prescrição de medicamentos sintomáticos para quadro gripal, o bebê foi liberado.
No dia seguinte, o menino deu entrada, novamente, na UPA Sara Akemi Ichicava apresentado dores de garganta e dificuldade respiratória. A unidade solicitou um raio-x que mostrou que o bebê estava com o pulmão limpo e com uma leve discrepância no coração.
Já no domingo a criança deu entrada na unidade em estado de emergência e teve uma parada cardíaca durante o atendimento, onde recebeu técnicas de ressuscitação cardiopulmonar por uma hora e, em seguida, foi intubada.
Ainda no domingo, um novo raio-x foi feito mostrou que a discrepância do coração havia aumentado, mas o pulmão continuava limpo.
A Secretaria de Saúde abriu uma investigação para descobrir qual foi a causa da morte. Uma amostra de análise também foi coletada e encaminhada para o laboratório da Fiocruz, para identificação da doença que vitimou o bebê.
Fonte: G1
Commenti