Assistência Social promove palestra sobre saúde bucal a jovens jaciarenses
Também a orientação é realizada nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS)s e nas escolas da rede de ensino municipal.
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou na terça-feira (13.06), uma palestra sobre saúde bucal, voltada aos adolescentes e jovens inscritos nos projetos Pré-Jovem e Iluminar, no espaço Conviver, no bairro Santo Antônio.
A palestra foi proferida pela coordenadora municipal de Odontologia da Saúde, dentista Roseli Shusten, que orientou cerca de 100 pessoas do público infantojuvenil quanto aos principais cuidados com a boca e manutenção de dentes saudáveis no local.
Na ocasião, ao dar boas-vindas aos participantes, a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Sophia Russi, falou da importância da iniciativa feita com a Saúde. “ É importante esta ação, além de ser uma forma de transmitir informações necessárias aos nossos adolescentes e jovens, a fim deles conscientizarem dos cuidados com a boca e dentes, principalmente na orientação sobre escovação dentária. Então, convidamos a doutora Roseli, que já faz um trabalho eficiente na nossa cidade, para compartilhar conhecimento”, disse a gestora municipal
“O intuito desta palestra é passar a mensagem para eles se prevenirem, para não chegarem à fase de doenças. Assim, ter uma odontologia agradável, sem traumas, sem medo. Também, desmistificar aquela imagem que, dentista é ruim, dentista é do mal. Não, nós não somos do mal... A abordagem é específica àqueles que estão na fase de início de dente, logo se tornando adultos, para não terem problemas dentários no futuro. E, claro, possibilitá-los em compartilhar as informações necessárias sobre a saúde bucal aos familiares e amigos”, disse a profissional da Saúde
De acordo com a coordenadora, o atendimento da odontologia na cidade é oferecido gratuitamente em oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, onde tem acompanhamento de profissionais (dentistas) que realizam o serviço para a população local.
“Para o atendimento local, existe atenção básica, com acompanhamento de dentistas e uma assistente social, além de incentivo do Sistema Único de Saúde. Como coordenadora, estou tentando abrir mais possibilidades para conseguirmos ter mais melhorias no atendimento do setor. Também, temos o projeto Prótese pelo SUS, o qual a Prefeitura de Jaciara tem investido recursos com contrapartida, obtendo resultado satisfatório”, acrescentou.
Questionada sobre o tratamento dentário. “Iniciar o tratamento ainda fase infantil, evita não chegar na parte de reabilitação de prótese, que é importante, mas só para quem está com sequelas. Então, a criança não precisa disso”, acrescentou
Além Além disso, a dentista da Saúde disse que o trabalho de orientação é realizado nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS)s e também nas escolas da rede de ensino municipal. “É um trabalho bastante intenso, envolvendo com as crianças e adolescentes. Porque a gente não faz um trabalho sozinho. Temos um conjunto de pessoas e áreas envolvidas”, finalizou.
“Nunca tinha participado de uma palestra como essa. Eu mesma não passava o fio dental corretamente nos dentes, depois que vi ela (palestrante) ensinando, agora, vou fazer correto. Também, achei que a doutora foi bem direta nas explicações”, comentou a adolescente Lídia Santos, 14 anos, moradora do bairro Santo Antônio.
Fonte: Ascom
Comments