Artefatos arqueológicos são encontrados durante construção de ferrovia em Juscimeira e Rondonópolis-MT
Nomeados de Sítio Tugore (Juscimeira) e Sítio Miau (Rondonópolis), os locais ficam próximos a uma área de influência da bacia do Rio São Lourenço.
Mais de 2 mil fragmentos de rochas e cerâmicas já foram encontrados em dois sítios arqueológicos descobertos durante a construção da Ferrovia Estadual de Mato Grosso, em Juscimeira e Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá.
Artefatos em sítios arqueológicos 🔎
Segundo a Rumo Logística – responsável pelos trabalhos, os materiais coletados são enviados ao Instituto Ecoss, em Cuiabá, onde passam por análise e ficam disponíveis para estudos.
Nomeados de Sítio Tugore (Juscimeira) e Sítio Miau (Rondonópolis), os locais ficam próximos a uma área de influência da bacia do Rio São Lourenço e vêm sendo monitorados desde 2022, quando as obras de implantação da rodovia iniciaram.
Ambos os sítios possuem associações com a Tradição Uru, baseada principalmente na produção de materiais de cerâmica simples e sem decorações.
No Sítio Miau, foram registrados 287 vestígios em camadas superficiais do solo, envolvendo artefatos de pedra, lascas e núcleo – o que sugere que o local foi utilizado como oficina para produção desses materiais.
Já no Sítio Tugore, a diversidade de materiais encontrados foi maior, com mais de 2 mil fragmentos coletados, incluindo também rochas e cerâmicas.
A análise dos materiais encontrados mostrou diferenças nas camadas rochosas e presença de machados polidos, que teriam sido fabricados com técnicas avançadas.
Os locais continuarão sendo monitorados por arqueólogos para que as obras da ferrovia – que deve passar por 16 minucípios – não interfiram nas áreas de preservação.
A Rumo lembra que todos os procedimentos realizados foram apoiados pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Fonte: Da Reportagem | Com Assessoria
Comments