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Aprosoja critica interferência de ministro Carlos Fávaro contra estadualização da rodovia BR-163


Conteúdo/ODOC – O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Fernando Cadore, criticou nesta quarta-feira (24), a tentativa de articulação do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, para barrar a concessão da BR-163 ao governo do Estado de Mato Grosso.


Favaro se manifestou contrário a estadualização tendo inclusive manifestado isso ao presidente Lula (PT) às vésperas da assinatura do contrato em Brasília no início do mês. Para ele, é dever da União realizar as obras de recuperação e duplicação da rodovia.


“Nada justifica uma oposição a uma estrada que matou tanta gente, que causou tanto problema ao nosso país”, pontuou. “Diretamente falando, ser contrário por ser, não faz sentido nenhum”, disse o presidente da Aprosoja, que informou desconhecer o teor do posicionamento do ministro, mas reforçou a necessidade de investimentos em meio ao alto número de acidentes em trechos da rodovia.


A revelação sobre a interferência foi feita pelo próprio Fávaro, em Cuiabá na última semana. Ele informou que ao ser consultado pelo presidente da República sobre o tema entendia que os investimentos na BR deveriam ser feitos “pelo dono da rodovia, que é o governo federal”.


“Eu acredito que qualquer cidadão sensato, que use ou não a 163, tem que ser solidário a finalização dessa obra. Seja governo do estado, seja o governo federal seja quem for, o que importa é nós darmos condições e transformar esse crescimento chinês que o Mato Grosso vive há 20 anos, em desenvolvimento infraestrutura”, defendeu Cadore.


O presidente Lula e o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, assinaram no último dia 4 um documento que transfere oficialmente para o governo de Mato Grosso a concessão do trecho estadual da BR-163. A troca do controle acionário da antiga empresa envolveu a compra da concessão, pelo valor de R$ 1, e a quitação de parte das dívidas contraídas pela companhia, na ordem de R$ 920 milhões.


A assinatura permite a transferência do controle acionário da companhia Rota do Oeste para o governo do estado, que assumirá as obras por meio da MT Participações e Projetos (MTPAR). A concessionária privada não conseguiu honrar o contrato que havia assumido. A solução inédita permite que as obras sejam retomadas de forma imediata, sem necessidade de passar por relicitação, ferramenta que demoraria cerca de cinco anos para ocorrer.


A BR-163/364 é a mais importante rodovia de Mato Grosso, corta as principais cidades e atinge diretamente 90% da população. Com a assinatura, o trecho que passa pelo estado, de 850 km, passa a ser gerido pelo estado.


Fonte: O Documento

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