Alternativa de fuga ao alto custo da carne, ovo também fica caro em MT
De acordo com dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), vários reajustes estão sendo registrados desde o início do ano.
Considerado uma alternativa de proteína barata, o ovo vai bem em qualquer refeição do dia. Nas últimas semanas, porém, os mato-grossenses perceberam um aumento no preço do alimento. A elevação foi influenciada, principalmente, por conta do encarecimento dos insumos usados na criação das galinhas. Outros fatores que podem ser considerados são o confronto entre Rússia e Ucrânia e o aumento no consumo.
O professor de economia da Universidade de Mato Grosso (Unemat) e diretor da Fecomércio Mato Grosso, Maurício Munhoz, explica que o ovo tem uma baixa variação de preço, justamente por ser uma alternativa de proteína mais acessível para a carne e o frango. No entanto, por conta desse aumento nos insumos, os produtores não conseguiram mais manter o preço baixo. Esse é o principal motivo da alta.
“A gente está percebendo isso em Mato Grosso, mas também em outros estados. Por quê? insumo que é utilizado em granja, principalmente, aumentou muito o preço”, assevera o professor.
A guerra entre Rússia e Ucrânia também atinge o mercado brasileiro. “O milho tem aumentado o preço e a tendência agora é aumentar mais ainda com a guerra na Ucrânia. A Ucrânia, por exemplo, é um país que produz muito milho e vai deixar de abastecer o mercado internacional. Como é uma commodity, aumenta o preço em todo mundo”, pontua.
De acordo com dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), no fim da primeira quinzena de fevereiro, o ovo vermelho chegou a registrar a variação de 11,41% com relação à semana anterior que era de 16,97%. Esses reajustes vêm sendo feitos desde o começo do ano.
O professor da Unemat explica também que com aumento no consumo, a tendência de mercado é de que o valor aumente. No entanto, no caso do ovo, variação costuma ser pouca justamente por ele ser uma alternativa de proteína a carne, que teve um aumento significativo os últimos anos.
“A oferta e procura é uma tendência do mercado. Sempre quando a procura aumenta, a oferta é limitada e o preço aumenta também. Isso é uma coisa que tem acontecido há algum tempo desde que a carne disparou o aumento, tem dois/ três anos essa tendência. As exportações de carne têm feito que o preço no mercado nacional aumente e as pessoas optam por alternativas. O ovo é a principal delas”.
Para Munhoz, o aumento do consumo do ovo tem pouca influência nessa alta. “O aumento do consumo ele tem uma importância menor do que o aumento do preço dos insumos pra produção do ovo. E o aumento ele tem se sentido a aproximadamente dois anos, mas com maior intensidade é mais recente. Isso é de alguns meses pra cá que se percebe o aumento dos insumos para produção”, finaliza.
Fonte: Minuto MT
Comments