Agricultores apoiados pelo REM MT promovem feira de produtos agroecológicos
Tanto na sexta quanto no sábado, a feira terá início na parte da tarde, por volta das 14h, e prossegue até as 21h
Cuiabá vai receber a 1ª Feira de Economia Solidária, Agricultura Familiar e Agroecologia, que ocorre nesta sexta e sábado (10 e 11 de junho), no bairro Planalto, em Cuiabá. O evento é organizado pela Rede de Cooperação Solidária de Mato Grosso (Recoopsol), com apoio do Programa REM Mato Grosso.
De acordo com Pâmela Carina Ely, pesquisadora da Recoopsol, a feira envolve diferentes produtos (hortaliças, legumes, frutas, queijos, doces caseiros, pães, mel, castanha do Brasil e ervas medicinais), que são cultivados de maneira orgânica e agroecológica, por agricultores familiares dos 14 municípios que compõem a baixada cuiabana.
Tanto na sexta quanto no sábado, a feira terá início na parte da tarde, por volta das 14h, e prossegue até as 21h. Ela será realizada na sede do Centro de Referência em Desenvolvimento Humano (CRDH), que fica na Rua Nevada, atrás da Igreja Comunidade São Francisco Xavier, no bairro Planalto.
Além da comercialização de produtos orgânicos, haverá apresentações culturais, trocas de sementes e mudas, além de mutirão agroflorestal e rodas de diálogo sobre sustentabilidade.
As oficinas temáticas para o público em geral também será outro ponto alto da 1ª Feira de Economia Solidária, Agricultura Familiar e Agroecologia. Nesse sentido, a população terá acesso a técnicas de Compostagem Urbana, Manejo de Agrofloresta, Plantas Medicinais, Dinâmica de Venda, Economia Solidária, Desidratador Caseiro e Feria Virtual. Quem quiser participar das oficinas podem se inscrever AQUI.
Pâmela ressalta que a Feira é um intercâmbio de economia solidária que envolve os agricultores familiares atendidos pelo Projeto do Campo à Mesa, que é financiado pelo REM MT.
O PROJETO
No projeto Do Campo à Mesa, os agricultores e agricultoras recebem insumos, assistência técnica e extensão rural, para que suas produções saiam de uma agricultura convencional para a agroecologia, por meio dos Sistemas Agroflorestais (SAFs). Os SAFs reúnem culturas agrícolas em consórcio com as espécies nativas que integram a floresta. Toda essa interação, mantém a floresta em pé e gera renda às famílias durante o ano interior.
Ao todo, a feira vai reunir famílias dos 14 municípios da baixada cuiabana. São eles: Acorizal, Barão de Melgaço, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Jangada, Nobres,Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger e Várzea Grande.
Além da Recoopsol e do REM MT, a 1ª Feira de Economia Solidária, Agricultura Familiar e Agroecologia é realizada pelo Centro de Referência em Desenvolvimento Humano (CRDH) e o Fórum Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional e de Economia Solidária da Baixada Cuiabana.
O evento também conta com o apoio financeiro do movimento social de ingrejas cristãs Cese: Em defesa dos Direitos Humanos; do Projeto Do Campo à Mesa e da Fundação Bom Jesus.
Fonte: Mídia News
Comments