Agosto começa com Superlua e terá chuva de meteoros
O espetáculo já poderá ser visto a partir das 17h40. Agosto ainda promete mais espetáculos como a Superlua Azul e a chuva de meteoros Perseidas.
Agosto já começa com um marco celeste. Nesta terça-feira (01) será possível ver a Superlua de Esturjão a olho nu. Agosto ainda promete mais espetáculos como a Superlua Azul e a chuva de meteoros Perseidas.
O nome é uma referência ao peixe, esturjão, que são comumente encontrados em grande quantidade nesta época do ano nos Grandes Lagos da América do Norte. Seu valor vêm principalmente devido a sua fama de ser dono dos ‘ovos de ouro’: o caviar.
O termo "Superlua" dá-se ao momento da lua cheia, pois é quando o satélite natural está mais próxima da Terra, perigeu, dando a impressão de estar maior e mais brilhante. O perigeu é quando a distância entre lua e Terra é menor do que 360.000 km, nesse momento o satélite pode ficar 14% maior e 30% mais brilhante do que no apogeu, quando a distância é maior.
A superlua poderá ser vista a olho nu em qualquer ponto da cidade, mas quem quiser tem uma vista mais privilegiada lugares escuros ou o mais longe possível de poluição luminosa, e sem árvores ou prédios são os mais indicados. Bara observá-la basta olhar para o leste, direção oposta ao pôr do sol.
O espetáculo poderá ser visto a partir das 17h40 permanecendo visível até às 7h30 de quarta-feira (02), ambos horário de Brasília. Além de maior e mais brilhante, a lua poderá aparecer em tons de laranja, nas primeiras horas de aparição, depois que for ficando mais alta, ela ficará mais branca.
Fonte: Repórter MT
Comments