2ª remessa de vacina contra Covid-19 para crianças indígenas chega em MT nesta quarta-feira
Serão 6.150 doses da vacina pediátrica.
A segunda remessa de doses da vacina contra a Covid-19 para as crianças indígenas deve chegar em Mato Grosso nesta quarta-feira (26). Serão 6.150 doses da vacina pediátrica.
A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), ligada ao Ministério da Saúde, informou que Mato Grosso vai receber essa quantidade em duas remessas.
A primeira chegou nessa terça-feira (25), e a segunda está prevista para chegar ainda nesta quarta-feira no estado.
O imunizante é o da Pfizer, com uma dosagem diferente para o público infantil.
A vacina vai atender crianças de 5 a 11 anos dos seguintes Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI): Araguaia, Cuiabá, Kaiapó de Mato Grosso, Xavante, Xingu, Porto Velho (RO) e Vilhena (RO).
A Sesai reforçou que as atividades de vacinação da população indígena devem ser planejadas, pois a distribuição pode ser complexa, considerando a logística necessária para garantir o armazenamento e o transporte das vacinas até os locais de aplicação.
Primeira criança vacinada no Brasil
No dia 14 deste mês, o indígena mato-grossense, Davi Seremramiwe Xavante, de 8 anos, foi a primeira criança a ser vacinada contra a Covid-19 no país. A imunização aconteceu por volta das 12h em um evento simbólico organizado em São Paulo para inaugurar a vacinação de crianças de 5 a 11 anos.
O cacique xavante Jurandir Seremramiwe, revelou que conversou com o filho pouco antes de ser a primeira criança vacinada no país e ouviu do garoto a seguinte frase: “Quando chegar a minha vez, eu vou tomar sem medo”.
Fonte: G1
Comments